Comandante do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado
Currículo do Tenente-Coronel André Gustavo Albuquerque da Cunha.
Ao ser nomeado para o cargo de Comandante do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado, Regimento Lanceiros do Poche Verde, o Tenente-Coronel de Cavalaria André Gustavo Albuquerque da Cunha estava servindo no Gabinete do Comandante do Exército, sediado em Brasília-DF.
Foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2020.
Nascido em 15 de agosto de 1977, na cidade do Rio de Janeiro - capital, é filho do subtenente veterano Manoel da Rocha Cunha e de Edméa Albuquerque da Cunha.
Incorporou às fileiras do Exército em 10 de fevereiro de 1996, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), sediada em Campinas – São Paulo.
Em 25 de novembro de 2000, foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Cavalaria na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) com sede em Resende-RJ, sendo classificado no vigésimo Regimento de Cavalaria Blindado em Campo Grande - MS.
Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) em 2010 e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército em 2016 e 2017, ambas no Rio de Janeiro.
Dentre as principais funções exercidas, o TC Albuquerque comandou Pelotão de Fuzileiros Mecanizado do BRABAT/3, no Haiti, em 2005.
Comandou um destacamento operacional de Forças Especiais do 1° BFESP e foi oficial de operações do primeiro Batalhão de Ações de Comandos, ambos sediados em Goiânia.
Desempenhou a função de instrutor dos cursos de Ações de Comandos e Forças Especiais do Centro de Instrução de Operações Especiais, no Rio de Janeiro.
Ademais, foi instrutor e assessor de missão de paz junto ao Exército Nacional da Colômbia e foi analista de inteligência do Centro de Inteligência do Exército.
Os principais cursos que o TC Albuquerque realizou: Instrutor de Educação Física, Básico Paraquedista, Ações de Comandos, Forças Especiais, Avançado de Inteligência e Contra Insurgência do Ministério da Defesa Britânico.
Foi condecorado com a Medalha Militar de Prata, Medalha do Pacificador, Medalha Marechal Trompowsky com Passador de Bronze, Medalha Mérito Aeroterrestre, Medalha Marechal Osorio – O Legendário, Medalha das Nações Unidas e Medalha Esquadrão Tenente Vaz.
É casado com a senhora Patrícia Pitaluga Peret Antunes e tem duas filhas: Letícia e Catarina.
Redes Sociais